7.04.2006

PRIMEIRA SEMANA

Estou postando minhas vivências da minha primeira semana de curso. Inicialmetne gostaria de socializar minhas expectativas em relação ao curso. Sempre tive muito desejo e vontade de fazer esse curso de pós-graduação da UFRGS. Já estive no PGIE, fazendo algumas disciplinas como aluna especial. Foram muitas aprendizagens! Considero a UFRGS como referência Estadual e Nacional em relação a Informática Educativa. Sei que encontrarei uma grande dificuldade pela frente... ler Piaget. Ufa! Não é nada fácil! Mas estou aceitando desse desafio e espero que os profes tenham muita paciência em me ensinar a ler e entender Piaget. Mas entrei aqui para registrar um pouquinho da minha caminhada dessa semana no curso. Li os textos "Perguntas inteligentes", "Qual é a questão?" e "Projeto? O que é? Como se faz?". O último texto, trabalhamos em cursos de capacitações nos NTEs. Os outro dois são também de excelente qualidade. Mas, o que gostaria de refetir é com relação ao processo cooperativo de elaboração do projeto de aprendizagem. Estou me referindo aquilo vivenciado ainda na etapa presencial... os encaminhamentos da professora Fernanda e Rosália, a disposição das questões ao quadro..., a forma de organizar os grupos.... e o trabalho em cada grupo.... Que momentos de subjetividade, de produção, de trocas, de construção. Mas fiquei com uma dúvida: "será que os trabalhos a distância podem nos proporcionar momentos de intereção semelhantes ao presencial?" Quem sabe vc colega, possa opinar um pouquinho sobre isso no meu blog! Gostaria muito de ler sua opinião.

Um comentário:

Lis@ Beutler disse...

Olá colega,
respondendo a sua pergunta, gostaria de dizer-te o que penso. À distância, temos que ser muito mais claros e objetivos em nossos momentos de interação, pois não estamos junto do(s) outro(s) para dirimirmos qualquer questão no momento em que ela surge e não dispomos dos recursos que utilizamos durante os momentos presenciais, mas os momentos de interação virtual são bastante ricos, pois nos fazem "exercitar" outros "dosn", que não os da fala.
Abraços etudo de bem